Dicas para prevenção de PHISHING

Seguindo algumas dicas simples de segurança contra emails phishing, você pode reduzir significativamente as chances de ser vítima de um ciberataque.

O que é PHISHING?

O termo phishing faz alusão à palavra em inglês fishing, que significa “pescaria”. O email phishing é uma tentativa de golpe que utiliza “iscas”, ou seja, artifícios para atrair a atenção do usuário e fazê-lo realizar alguma ação: clicar em um link, abrir o anexo ou responder à mensagem, por exemplo.

Perigos do PISHING

Um e-mail do tipo que se passa por aviso de banco, por exemplo, pode fazer o usuário clicar em um link para atualizar um cadastro. Ao fazê-lo, a pessoa cairá em um site falso, mas bastante parecido ao original. Caso não note que aquela página não é legítima, fornecerá dados sigilosos, como número de conta corrente e senha de acesso à conta.

Em outra situação, a mensagem pode conter um anexo ou link que contém um malware. Se o usuário executá-lo, o vírus se instalará em seu computador e poderá registrar dados digitados, capturar arquivos do usuário ou monitorar suas atividades na web.

Hacker

Como evitar?

É quase impossível impedir que esses ciberataques cheguem até você, mas alguns cuidados simples te ajudam a se livrar do perigo!

Não clique em Links estranhos ou anexos suspeitos

Não abra anexos de e-mails suspeitos ou estranhos, outra dica útil de prevenção contra phishing é sempre evitar clicar em links incorporados em e-mails, eles podem estar carregados com malware. Se você receber um e-mail pedindo algum tipo de informação de conta, exclua-o imediatamente e ligue para a empresa para confirmar se sua conta está segura.

Cuidado com a curiosidade!

Desconfie de ofertas muito generosas, de notícias sensacionalistas, avisos de dívidas, convocações judiciais ou solicitações de cadastramento. Se tiver dúvidas sobre a legitimidade de uma mensagem, entre em contato com a empresa ou instituição mencionada para pedir esclarecimentos;

Use Antivírus e atualize seus softwares

Outra forma de reduzir sua exposição a mensagens de phishing é o uso de um software de proteção contra vírus e antispam assim você pode estar mais protegido contra mensagens maliciosas que podem ser enviadas ao seu computador.

Escolha senhas diferentes

É muito importante ter senhas diferentes para cada site, porque em caso de violação de dados, os invasores maliciosos irão tentar usar as credenciais descobertas em toda a Web.

Cliquei no Phishing, e agora?

Entrou em um site falso de banco e inseriu seus dados pessoais ou passou dados do seu cartão de crédito, é importante entrar em contato com o banco para bloquear a conta e contatar a operadora para cancelar o cartão de crédito.

Se você clicou em um malware, é recomendável rodar o antivírus no seu computador ou dispositivo móvel. Além disso, troque senhas digitadas após a contaminação.

Proteja-se agora mesmo dessas ameaças com nosso Guard! O LIVTI Guard é uma suíte completa de soluções de última geração para Segurança da Informação!