Fazer backup não é tudo. Verifique seus dados!

 

Como já falamos por aqui anteriormente, o backup de dados é imprescindível para proteger os dados e informações de uma empresa. Além dos benefícios de economia que o backup de dados em nuvem traz.

 

Um banco de dados é um dos patrimônios mais importantes de um negócio – ele conta a sua história, protege o seu DNA e abre portas para um futuro de sucesso empresarial. Apesar disso, fazer backup de dados não é tudo.

 

O backup de dados não é apenas copiar um arquivo e mantê-lo protegido. A cópia pode, também, possuir alguma informação que não consta no arquivo original e realizar o backup de dados somente uma vez não é o bastante.

 

Embora não seja uma prática comum no Brasil, verificar o backup é uma prática útil e importante. A verificação do backup constata se este backup está fisicamente intacto, para assegurar que todos os arquivos estão legíveis e que você pode restaurar seu backup quando ocorrer alguma perda de dados.

 

 

A importância de verificar frequentemente o backup de uma empresa é tão indispensável quanto fazer cotações ou análise de mercado. Por exemplo, no caso de um comércio, o ideal é efetuar e acompanhar o backup de dados diariamente, já que o fluxo de clientes é maior e mais intenso. Se o backup é feito uma vez por mês, podem ocorrer problemas com os arquivos originais nesse intervalo de tempo, e os dados serem perdidos definitivamente.

 

A verificação diária do backup é extremamente recomendada, sendo sua importância diretamente proporcional ao porte da empresa, a quantidade de arquivos e a relevância dos arquivos em questão.

 

Ao trabalhar com backup de dados, pense sempre em alimentar e verificar o mesmo todos os dias, assim evitam-se os gastos desnecessários e as dores de cabeça!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =