Dicas essenciais para uma Estratégia de Backup vencedora

O backup de dados se tornou um mecanismo importante e indispensável para o sucesso das empresas. A tecnologia fez com que sistemas automatizados fossem implantados nos processos internos, aumentando a produção de dados exponencialmente e trazendo com isso a necessidade do armazenamento seguro de toda essa informação gerada. Como mencionamos em posts anteriores, o maior patrimônio de uma empresa é a informação – o conhecimento adquirido e desenvolvido ao longo de sua história.

Então, levando tudo isso em conta, você tem certeza de como deve ser executado o seu backup de dados? Está fazendo isso de forma correta? Neste post iremos passar informações cruciais a respeito deste processo.

O backup de dados, assim como a maioria das soluções em TI, deve possuir como foco uma estratégia. Geralmente a estratégia de melhor resultado para o backup é aquela que prioriza a retenção de arquivos.

Confira os 4 passos essenciais para se obter uma estratégia de backup inteligente:

1. Identificar os arquivos mais críticos do seu negócio.

Dentro de uma empresa o backup deve abranger todos os arquivos, pois imaginamos que todos possuem sua devida importância. Porém, todos sabemos que sempre há aqueles arquivos que de maneira alguma podem ser perdidos ou corrompidos, documentos jurídicos, planilhas financeiras, projetos importantes, projetos em execução etc.
Vamos tomar como exemplo, em um escritório médio de arquitetura, onde pela primeira vez estão desenvolvendo o projeto arquitetônico de um hotel 5 estrelas. Já pensou se os arquivos deste projeto forem perdidos ou corrompidos durante o desenvolvimento? O escritório que estava numa crescente, desenvolvendo o seu primeiro projeto referência para serviços futuros, pode vir a quebrar caso toda essa informação seja perdida, afinal quem contratou o serviço não vai arcar com o prejuízo. Intrigante, não?

2. Escolher as ferramentas ideais para fazer a gestão do seu backup

Há um leque muito grande de opções de ferramentas que poderão executar o seu backup, mas cuidado ao fazer esta escolha, você precisa conhecer bem o seu negócio e analisar o que é melhor pra ele. A internet disponibiliza vários softwares “free” que conseguirão suprir sua demanda, no entanto ao utilizar este tipo de ferramenta gratuita, você não terá nenhuma garantia contratual e por consequência nenhum auxílio em caso de problemas com seu sistema.
Busque empresas no mercado que desenvolvem sua própria ferramenta de Backup, priorizando o que acha importante e ajustando-se de acordo com a estratégia a ser aplicada em cada cliente.

3. Como será feita a retenção de arquivos

A estratégia de Backup de Dados também abrange de qual maneira será feita a retenção dos arquivos. Parece meio óbvio, mas é muito comum encontrarmos erros na metodologia aplicada. O ideal é utilizar um segundo local para reter os arquivos e que seja diferente do local de backup, ou seja, não reter os arquivos de uma máquina dentro dela mesma. Para isso, os meios mais eficientes e seguros são as mídias de backup e os storages. Mídias são os dispositivos mais comuns de armazenamento, como DVDs, HDs externos, fitas magnéticas etc. Já os storages (NAS) são dispositivos projetados especificamente para armazenamento de dados conectados via rede, eles facilitam a capacidade de expansão de armazenamento sem impactar na produção, garantindo assim maior flexibilidade e confiabilidade.

4. Auditoria de Backups

A auditoria de backups, muitas vezes esquecida, talvez seja a parte mais importante de todo o processo, a qual garante a eficiência de toda a solução. Haja visto que o backup deve ser sempre empregado na rotina da empresa, uma vez que volume de dados e informações gerados em um único dia pode ser muito grande, então garantir a segurança e integridade desse backup é extremamente importante para a saúde do seu negócio.

 

É importante realizar testes periódicos de “restore” e avaliar se a rotina de backup, em conjunto com as políticas configuradas, estão exercendo seus papéis corretamente. Na auditoria, as evidências dos procedimentos de backup  são constantemente avaliadas e conferidas, com o intuito de certificar que o controle de backup está efetivo e que os dados estão íntegros. Por ser um processo minucioso e que requer muita atenção, a auditoria de backup deve ser feita por um especialista com conhecimento avançado da solução implantada.

 

Em suma, o backup é um procedimento extremamente significativo para uma empresa, portanto precisa ser executado e gerido através de uma boa estratégia, caso contrário o seu sistema pode conter falhas e comprometer seus dados, mesmo você acreditando que está seguro.

 

Você já tem uma estratégia de backup? Confira se você está fazendo de forma correta, e não dispense o auxílio técnico, ele é sua garantia de que o backup está funcionando integralmente.

 


Quer conhecer mais sobre outras soluções que a estratégia de Backup de Dados pode trazer para seu negócio? Siga nossa página no Facebook e acompanhe nossos posts e materiais educativos, disponíveis também aqui no site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =