O sucesso do MSP – Potencializando negócios com serviços gerenciados!

Você possivelmente já ouviu falar na sigla MSP. Não? Então este artigo pode te ajudar muito!

Muitas vezes, ao administrar um negócio, você tem a impressão de que precisaria se multiplicar em várias pessoas, ou ter os tentáculos de um polvo para conseguir lidar com todas as demandas. São problemas de processo interno, logística, financeiro, recursos humanos, etc.

Mas lidar com a TI é especialmente complexo! Nem de longe se resume a chamar um técnico quando as máquinas não ligam. A gestão dessa infraestrutura pode envolver muitos problemas diferentes e demandar expertises diversas. Os serviços gerenciados oferecem uma alternativa para as empresas lidarem com esses problemas, terceirizando as atividades relacionadas ao ambiente de TI com um MSP (Managed Service Provider ou Provedor de Serviços Gerenciados).

Contratar serviços gerenciados em TI permite ao empreendedor focar mais nos assuntos relacionados à atividade fim da empresa, dos quais têm mais conhecimento e aptidão. Esses serviços beneficiam em especial as empresas de pequeno e médio porte, pois possibilita contar com uma equipe de profissionais especializados e capacitados para lidar com a complexidade da infraestrutura de TI. Isso a um custo bem menor do que ter um departamento interno. Sem falar nos encargos, faltas, férias, décimo terceiro…

Estima-se que com um MSP a empresa contratante consegue atender o dobro de clientes com a mesma equipe e infraestrutura. Esses profissionais trabalham não só como técnicos, mas como consultores que analisam de forma estratégica o cenário de TI, quais as tendências e novidades tecnológicas podem ser aplicadas ao ambiente de trabalho de cada negócio. Analisam se elas se adequam ao perfil da empresa e efetivamente contribuem para a melhoria da eficiência dos processos, redução de custos e maior competitividade no mercado.

 

TERCEIRIZAÇÃO x MSP

Para começar, serviços gerenciados e uma terceirização tradicional lidam de forma diferente com os recursos humanos. No “outsourcing” típico, a própria empresa faz essa gestão. Já nos serviços gerenciados, ela é compartilhada com o prestador de serviço. Algo semelhante ocorre nos processos de gestão. Enquanto na terceirização tradicional o cliente controla esses processos, nos serviços gerenciados o MSP trabalha lado a lado com os gestores do negócio, a fim de encontrar soluções inovadoras para as demandas dos usuários.

Até mesmo a contratação de profissionais é diferenciada. Em serviços gerenciados, o empreendimento contratante lista suas necessidades e o prestador define a equipe que irá atendê-lo de modo a atender esses requisitos. Numa terceirização tradicional, o próprio empreendimento deve definir os profissionais que irão trabalhar para ele.

Outra diferença fundamental é a proatividade. No “outsourcing”, tende-se a lidar com os problemas de forma reativa, ou seja, agindo depois que eles se manifestam. Como vimos num artigo anterior, soluções de monitoramento constante em tempo real, adotados nos serviços gerenciados de TI, permitem analisar a performance dos sistemas de forma a antecipar o potencial para falhas. Assim, pode-se fazer as correções necessárias, como substituição de equipamentos e atualização de softwares, antecipando e impedindo que problemas críticos aconteçam.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS DO MSP

Os serviços gerenciados em TI oferecem soluções mais inteligentes e eficazes para os processos produtivos. Confira algumas:

Agilidade: A integração da tecnologia ao ambiente corporativo torna-se mais profunda e estratégica. Os problemas são evitados ou resolvidos com maior rapidez, mesmo com uma complexa infraestrutura de TI.

Praticidade no gerenciamento: A empresa consegue otimizar a administração dos processos, graças a soluções de automatização do ambiente de trabalho, com menor gasto de tempo e melhor uso dos recursos operacionais.

Acompanhamento preciso: A rotina operacional da empresa passa a ser acompanhada com maior eficiência por meio da emissão de relatórios regulares e detalhados sobre a performance dos processos de gestão.

Uma recente pesquisa, encomendada pela JDL Technologies (empresa norte-americana de TI), listou os principais benefícios apontados por empresas que fazem uso do MSP. O objetivo do estudo que entrevistou diretores, gerentes, administradores de sistemas de rede e representantes de pequenas e médias empresas, foi realizar um levantamento que pudesse indicar os fatores que impulsionam o mercado de serviços gerenciados em TI. Confira os dados da pesquisa:

– 76% citaram redução na necessidade de contratar pessoal adicional em TI como a principal vantagem;

– 69% indicaram que o uso de um MSP permite que as equipes de TI tenham maior desempenho;

– 81% indicaram que contratar um MSP dá acesso a mais conhecimento técnico do que quando a empresa possui uma equipe interna.

FERRAMENTAS PARA O SUCESSO

Algumas ferramentas são fundamentais para se realizar os serviços gerenciados de TI com eficiência:

Service Desk – Essa ferramenta garante a centralização de todas as informações referentes a atendimentos prestados e incidentes encontrados no monitoramento. Também permite gerenciar atendimentos extracontratuais e emitir relatórios completos, comprovando o que foi feito e quando foi feito por cada especialista em cada cliente.

Software de monitoramento e gerenciamento remoto – Permite monitorar servidores, estações de trabalho, dispositivos de rede e dispositivos móveis (como smartphones e tablets), permite ainda controlar o inventário, automatizar tarefas rotineiras, além de ferramentas extras como antivírus, filtro de conteúdo de navegação na internet e backup online.

NOC – Através de um Network Operations Center, a equipe de profissionais tem a possibilidade de acompanhar todos os incidentes assim que ocorrem, seja por uma aplicação no celular ou ticket aberto automaticamente, através de um alerta que reporta o incidente no equipamento.  Também inclui o monitoramento através de telas maiores, para antecipar e prevenir possíveis incidentes mais críticos.

 

GERENCIANDO O MUNDO

Os serviços gerenciados são uma tendência mundial, mas ainda recentes no mercado brasileiro. Adotá-los agora poderá trazer uma grande vantagem competitiva para a sua empresa.

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