A Inteligência Artificial em suas mãos

 

Há muito tempo o homem tem a expectativa de criar algo que pense e aja igual ao ser humano, tentando construir máquinas inteligentes incessantemente. Notamos isso desde o conto do Frankenstein até os nossos modernos smartphones.

Esse fascínio e medo tem movido a tecnologia numa velocidade nunca vista anteriormente na história da humanidade. Sistemas de automação se tornaram indiscutivelmente e absurdamente necessários no nosso dia a dia. Podemos notar isso num simples aplicativo de relacionamento para “encontramos o par ideal” até o sistema que controla a bolsa de valores mundial.

 

Mas o computador pode substituir um ser humano?

 

A Inteligência Artificial está tentando sempre pensar e agir de forma lógica. De início visava reproduzir o pensamento humano, e apenas recentemente, com o surgimento do “computador moderno” conseguiu se estabelecer como ciência integral tendo metodologias próprias. Seu desenvolvimento tem evoluído, tem estabelecido redes neurais artificiais, resolvendo altos níveis de problemática e lógica difusa e pode até não expressar sentimentos ainda, mas reconhece os seus.

É verdade, a Inteligência Artificial está abrangendo a ideia de reproduzir faculdades humanas como o uso da linguagem, o auto aperfeiçoamento e acredite se quiser… Criatividade.

Já notamos essa vontade explícita no cinema, como o sistema de informação do bilionário Tony Stark, Jarvis o mordomo virtual em Homem de Ferro, ou nos atuais filmes Vigilante do Amanhã e Passageiros.

Se ainda não notou, estamos nos encaminhando a esse nível de tecnologia sim e isso faz o conceito de Inteligência Artificial ser muito difícil de definir, causando inúmeras interpretações do que é, do que vem ou vai ser. Existem até os que têm medo do mundo se tornar uma eterna Matrix!

 

Qualquer um pode manipular esse tipo de tecnologia?

 

Sim, em seus diferentes níveis, desde um jogo educacional, o aplicativo de entrega de pizza ou grandes corporações com seus sistemas de automação. A maioria das empresas tem seu próprio sistema de informação que age de forma lógica e inteligente economizando muito tempo e resolvendo perfeitamente a área administrativa, logística e financeira, muitas vezes até substituindo o trabalho humano.

Claro que para qualquer dono de empresa, isso faz brilhar os olhos, soluções e mais facilidade de captar lucros com o menor gasto possível. Um sistema que não tem folga, não falta e nem pede atestado médico. Parece até engraçado, mas isso é o que move nosso sistema capitalista.

Ter esse tipo de facilidade e conforto no nosso dia a dia nos promove mais tempo livre para exercermos outras atividades diariamente. Tem os que querem trabalhar mais, os que passam mais tempo com a família e os que vivem outras aventuras. Independente de como a pessoa vai usar, uma coisa é certa: todos nós já usamos e vamos precisar ainda mais dessa tecnologia.

Segundo os executivos de TI, a Inteligência Artificial já está presente e é o caminho para o futuro da nova geração, a qual está desenvolvendo cada vez mais essa tecnologia, com novidades gigantescas a serem aplicadas no seu dia a dia, na sua casa, no seu carro, na sua empresa ou no mercadinho da esquina. E com isso vem surgindo com frequência novos termos como machine learningdeep learning, cognitive computing etc., que até pra geração atual são de difícil entendimento.

 

 

Então não fique tímido para pedir ajuda ao seu sobrinho de 13 anos sobre dicas nos novos aplicativos do seu celular, e se for uma pessoa de negócios, espero que tenha uma boa equipe de TI ajudando com as novidades que estão sendo lançadas diariamente.

O importante é não parar no tempo, como já dizia um velho ditado: “conhecimento é poder.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 7 =